segunda-feira, 24 de março de 2014

Pedagogia Waldorf

Leila Miana (Juiz de Fora, MG, Brasil – leilamiana@gmail.com)
Bacharel em Turismo e cursando Licenciatura em Pedagogia
Curso: Pedagogia Waldorf

Resumo Módulo I

Rudolf Steiner idealizou uma abordagem pedagógica diferenciada do método de ensino tradicional, onde o foco do aprendizado é a essência do ser humano. Este modelo educacional surge do pensamento antroposófico. Steiner definiu a antroposofia como "um caminho de conhecimento para guiar o espiritual do ser humano ao espiritual do universo." O objetivo do antropósofo é tornar-se "mais humano", ao aumentar sua consciência e deliberar sobre seus pensamentos e ações; ou seja, tornar-se um ser "espiritualmente livre".
(slide www.PortalEducação.com.br)

A pedagogia Waldorf busca em sua prática permanecer conectada ao contexto social de seu tempo, sendo assim, considerado um método pedagógico adequado para responder aos desafios educacionais que existe no cotidiano escolar.
Isso pressupõe uma educação escolar baseada em princípios educacionais que tenham suas raízes nas necessidades da vida moderna. (p.5 apostila www.PortalEducação.com.br)

Na pedagogia Waldorf, acredita-se no despertar do espírito da criança, estimular que ela encontre em si própria os dons que herdou de vidas passadas. Este estímulo acontece gradativamente através da educação e da instrução do professor Waldorf, para tanto, Steiner acreditava em relações alunos-professores mais duradouras, o ensino pedagógico-antroposófico mantém o professor com a mesma turma de alunos durante todo ciclo escolar, cerca de oito anos (aproximadamente dos 06 aos 14 anos da criança).
O mais importante é ter um ambiente saudável para brincar, que estimule a imaginação, facilitando o aprendizado. A pedagogia Waldorf quer formar adultos livres, que possam achar seu caminho por iniciativa própria e incentivam a liberdade individual. O ensino teórico é sempre acompanhado pelo prático, isso permite que o professor encontre a melhor maneira de lidar com as dificuldades de aprendizado de cada aluno.
Porém, esse professor não será o único professor a ensinar na classe, e receberá apoio e tutoria em sua preparação. A avaliação é contínua e diversificada, e considera o aluno em seus diversos aspectos e o uso do computador não é indicado antes do Ensino Médio, pois a linha pedagógica Waldorf acredita que o ser precisa de autocontrole para não se deixar dominar pelo computador.
Steiner afirmou que, para ser verdadeiramente professor e educador, não basta estudar a teoria educacional enquanto ciência da gestão de crianças, pois é indispensável que tenha despertado no indivíduo o pedagogo por meio da consciência da natureza humana.
Por exemplo, as principais características que aparecem no currículo são de base artística e de base social Todo o currículo é dado em épocas, e estas duram quatro semanas Isso ajuda a trazer a compreensão do professor em relação à necessidade da criança em ter essa pausa. Por esta razão, a importância de se incluir em currículo escolar atividades que possibilitem convívio entre crianças de diferentes realidades sociais, o que levará, acreditamos, à compreensão e busca de soluções.
 A Pedagogia Waldorf está intimamente conectada à tradição oral, a escrita se desenvolve a partir da arte das crianças, e sua capacidade de ler também evolui como uma etapa natural, tão facilmente quanto, na fase adequada, evoluiu o seu domínio da linguagem.
Esse trabalho oferece a oportunidade de se abordar e procurar mais informação, entendimento e consciência sobre o atual problema social no Brasil por meio das aulas de disciplinas já existentes. Os alunos que desejarem fazer trabalhos anuais direcionados para a questão social devem ser estimulados a conhecer as favelas, realizar entrevistas e trabalhos com crianças carentes, entre outras coisas.
Em 1919 foi inaugurada a primeira escola de base antroposófica, abordando todo ambiente prioriza o despertar da criatividade autônoma no intuito de formar adultos livres, que possam achar seu caminho por iniciativa própria. Nessa organização da sociedade, esse sistema poderia se desenvolver fortemente, e a união seria garantida pela atuação de cada cidadão nas três esferas: econômica, espiritual e jurídica.

Um mês antes da inauguração, Steiner deu um extenso curso introdutório da pedagogia focada na compreensão do ser humano e do seu desenvolvimento adquirido por meio da ciência espiritual antroposófica. A Escola Waldorf Rudolf Steiner, pioneira dessa pedagogia no Brasil, foi fundada em 1956, por um grupo de pais e educadores interessados em implantar a Pedagogia Waldorf no Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário