Bacharel em Turismo e cursando
Licenciatura em Pedagogia
Curso: Pedagogia Waldorf
Resumo Módulo I
Rudolf Steiner idealizou uma abordagem
pedagógica diferenciada do método de ensino tradicional, onde o foco do
aprendizado é a essência do ser humano. Este modelo educacional surge do
pensamento antroposófico. Steiner definiu a
antroposofia como "um caminho de conhecimento para guiar o espiritual do
ser humano ao espiritual do universo." O objetivo do antropósofo é
tornar-se "mais humano", ao aumentar sua consciência e deliberar
sobre seus pensamentos e ações; ou seja, tornar-se um ser "espiritualmente
livre".
(slide www.PortalEducação.com.br)
A pedagogia Waldorf busca em sua prática permanecer
conectada ao contexto social de seu tempo, sendo assim, considerado um método
pedagógico adequado para responder aos desafios educacionais que existe no
cotidiano escolar.
Isso pressupõe uma educação
escolar baseada em princípios educacionais que tenham suas raízes nas
necessidades da vida moderna. (p.5 apostila www.PortalEducação.com.br)
Na
pedagogia Waldorf, acredita-se no despertar do espírito da criança, estimular
que ela encontre em si própria os dons que herdou de vidas passadas. Este
estímulo acontece gradativamente através da educação e da instrução do
professor Waldorf, para tanto, Steiner acreditava em relações
alunos-professores mais duradouras, o ensino pedagógico-antroposófico mantém o
professor com a mesma turma de alunos durante todo ciclo escolar, cerca de oito
anos (aproximadamente dos 06 aos 14 anos da criança).
O mais importante é ter um ambiente saudável para
brincar, que estimule a imaginação, facilitando o aprendizado. A pedagogia
Waldorf quer formar adultos livres, que possam achar seu caminho por iniciativa
própria e incentivam a liberdade
individual. O ensino teórico é sempre acompanhado pelo prático, isso
permite que o professor encontre a melhor maneira de lidar com as dificuldades
de aprendizado de cada aluno.
Porém, esse professor não será o único professor a
ensinar na classe, e receberá apoio e tutoria em sua preparação. A avaliação é contínua e diversificada, e
considera o aluno em seus diversos aspectos e o uso do computador não é
indicado antes do Ensino Médio, pois a linha pedagógica Waldorf acredita que o
ser precisa de autocontrole para não se deixar dominar pelo computador.
Steiner afirmou que, para
ser verdadeiramente professor e educador, não basta estudar a teoria
educacional enquanto ciência da gestão de crianças, pois é indispensável que
tenha despertado no indivíduo o pedagogo por meio da consciência da natureza
humana.
Por exemplo, as
principais características que aparecem no currículo são de base artística e de
base social Todo o currículo é dado em épocas, e estas duram quatro semanas
Isso ajuda a trazer a compreensão do professor em relação à necessidade da
criança em ter essa pausa. Por esta razão, a importância de se incluir em
currículo escolar atividades que possibilitem convívio entre crianças de
diferentes realidades sociais, o que levará, acreditamos, à compreensão e busca
de soluções.
A Pedagogia Waldorf está intimamente conectada
à tradição oral, a escrita se desenvolve a partir da arte das crianças, e sua
capacidade de ler também evolui como uma etapa natural, tão facilmente quanto,
na fase adequada, evoluiu o seu domínio da linguagem.
Esse trabalho oferece a
oportunidade de se abordar e procurar mais informação, entendimento e
consciência sobre o atual problema social no Brasil por meio das aulas de
disciplinas já existentes. Os alunos que desejarem fazer trabalhos anuais
direcionados para a questão social devem ser estimulados a conhecer as favelas,
realizar entrevistas e trabalhos com crianças carentes, entre outras coisas.
Em 1919 foi inaugurada a primeira escola de base
antroposófica, abordando todo ambiente prioriza o despertar da criatividade
autônoma no intuito de formar adultos livres, que possam achar seu caminho por
iniciativa própria. Nessa organização
da sociedade, esse sistema poderia se desenvolver fortemente, e a união seria
garantida pela atuação de cada cidadão nas três esferas: econômica, espiritual
e jurídica.
Um mês antes da
inauguração, Steiner deu um extenso curso introdutório da pedagogia focada na
compreensão do ser humano e do seu desenvolvimento adquirido por meio da
ciência espiritual antroposófica. A Escola Waldorf Rudolf Steiner, pioneira
dessa pedagogia no Brasil, foi fundada em 1956, por um grupo de pais e
educadores interessados em implantar a Pedagogia Waldorf no Brasil
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